Acesso Rápido

Blog

eSocial: confira o que vai mudar com a implantação desta ferramenta

14/11/2017

A enorme quantidade de documentos, registros, cadastros e tantas outras informações sempre fizeram parte das burocracias que as empresas precisam cumprir para ficar em dia com o governo. Até então, as organizações eram obrigadas a enviar essas informações de maneira fragmentada para órgãos do governo, o que facilitava fraudes e prejuízos aos trabalhadores, por não ter uma fiscalização efetiva.

Mas, uma ferramenta tecnológica chegou para acabar com todos esses problemas: o eSocial. Criado em 2014, o eSocial tem como objetivo unificar as informações que as empresas devem repassar para órgãos governamentais, sobretudo informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de seus funcionários.

Através do eSocial, vai ser muito mais fácil evitar fraudes e, assim, preservar todos os direitos previdenciários e trabalhistas dos colaboradores de uma empresa. A ferramenta ainda não é obrigatória, mas fique atento: a partir de janeiro de 2018 todas as empresas deverão implementá-la. 

O que vai mudar?

A nova ferramenta irá trazer vantagens tanto para as empresas, que irão enviar as informações necessárias de maneira muito mais fácil, sem problemas burocráticos, tanto para os funcionários, que terão seus direitos assegurados com mais eficácia. 

Informações incorretas, fraudulentas ou incompletas, antes comumente praticadas por empresas, perderão espaço nesse novo cenário, já que o eSocial é capaz de cruzar dados e barrar informações mentirosas antes mesmo de serem enviadas. É uma maneira de acabar com ações de empresas que antes adulteravam informações para não pagarem todos os benefícios a que os funcionários têm direito.

Além disso, o eSocial vai substituir muitos documentos obrigatórios, como o GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS), a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), dentre outros. Esses documentos estarão integrados dentro do sistema do eSocial. 

Outra mudança é que o envio da documentação vai ser unificado e feito de forma totalmente online. Apesar de ser vantajoso, isso pode ser um verdadeiro desafio para as empresas, principalmente para o setor de RH, que terá que lidar com novas formas de realizar a regularização, adaptação e gestão de contratos de trabalho. 

Por isso, é importante que as empresas se atualizem e comecem a utilizar o sistema para estarem adaptadas quando a implementação da ferramenta for obrigatória. Esse novo modelo de envio de informações irá exigir uma mudança cultural e estrutural das empresas para que se possa utilizar a ferramenta da melhor forma possível.


Se você é empresário, não deixe de se informar sobre as mudanças que serão ocasionadas com a implantação do eSocial. Para te ajudar, a AEMFLO e CDL São José irá oferecer um curso sobre eSocial para micro e pequenas empresas no dia 13 de dezembro. Mais informações sobre o curso você pode conferir clicando aqui.  

14/11/2017

Mais Postagem