Acesso Rápido

Blog

Empresa Formal: conheça a importância e vantagens de formalizar seu negócio

11/10/2017

Ao abrir uma empresa, você deve ter em mente que será necessário definir a estrutura organizacional do seu negócio, que irá nortear todas as ações da empresa e ajudá-lo a cumprir os objetivos e obter os resultados desejados. Você pode mudar o tipo de estrutura com o passar do tempo, mas o ideal é que comece seu negócio já sabendo qual será o modelo de organização.

O que é Empresa Formal?

A Empresa Formal ou Organização Formal é aquela que opta pela definição de um conjunto de regras e normas que irão conduzir todos os processos e atividades da empresa. A Empresa Formal leva em conta princípios como cultura organizacional, hierarquia, políticas de gestão, delimitação de atividades e outros pontos importantes que ajudam a manter a empresa funcionando dentro dos padrões formais.

Nesse tipo de organização, todos os objetivos e metas a serem alcançados em curto, médio e longo prazo são bem delimitados, a fim de conduzir da melhor maneira possível os caminhos para alcançá-los. A explicação clara e definida da missão, visão e valores também são características do modelo de Empresa Formal. Todos esses fatores contribuem para traçar a cultura organizacional, que irá direcionar as ações do negócio, devendo ser seguida e respeitada por todos os membros da instituição.

A Empresa Formal funciona de maneira completamente planejada sob posições de autoridade, com comportamentos padronizados e segue o organograma pré-estabelecido. 

Além dos pontos positivos como organização das atividades desempenhadas, metas e objetivos claros, motivação dos funcionários, cooperativismo, dentre outros, a Empresa Formal possui vantagens em comparação à Empresa Informal. Confira:

- Auxílio da Previdência Social em caso de doença, aposentadoria, acidente ou morte.

- Alvará de funcionamento

- Possibilidade de vender para o Governo

- Taxas e impostos mais baixos

Agora que você já conhece os benefícios e vantagens da Empresa Formal, conte com a AEMFLO e CDL-SJ para formalizar seu negócio. Oferecemos auxílio gratuito aos empresários da Região Metropolitana de Florianópolis, com o Balcão do Empreendedor. Agende uma consulta pelo (48) 4009-5512 ou empreender@aemflo-cdlsj.org.br.

Além disso, os empresários podem contar com soluções, serviços e produtos para desenvolver e fortalecer os negócios. Seja sócio da AEMFLO-CDL SJ e usufrua dos benefícios do associativismo. Para solicitar a sua participação é muito simples, basta acessar: https://goo.gl/hwgeYd

Acompanhe, também, nossos conteúdos e novidades nas mídias sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro!

11/10/2017

Mais Postagem