Acesso Rápido

Blog

Dicas para ter um final de ano mais tranquilo com o 13º salário

14/08/2017

O final de ano é naturalmente tumultuado financeiramente, já que há gastos extras com festas e confraternizações, compra de presentes, além das despesas tradicionais do início do ano seguinte como IPTU, rematrícula, material escolar e o IPVA para quem faz o pagamento nessa mesma época. Pensando nisso, o 13º salário é um alento e um alívio no bolso dos trabalhadores, uma alternativa para quem quer ter um final de ano mais tranquilo e começar o novo ano sem dívidas. 

O 13º salário é um benefício para encerrar bem o ano de quem trabalha, mas muitas vezes, o salário extra não é utilizado para realizar propósitos pessoais, como viagens ou aplicação na poupança. De acordo com pesquisa realizada em 2016 pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), 81% dos brasileiros pretendiam usar o 13º salário para quitar as dívidas. O salário extra é um recurso usado para acabar com débitos e sanar contas antes do ano acabar. 

Para que o 13º possa resolver pendências financeiras e encerrar o ano no azul é importante que ao longo dos doze meses seja feito um bom planejamento financeiro e o controle dos gastos. Mas mais importante que isso, se você tem dívidas, não use o salário extra para criar novas contas.

Uma estratégia para aproveitar ao máximo o 13º salário é dividi-lo entre as contas a pagar, o pagamento das despesas do início do ano e usar a última parcela com os gastos em presentes e confraternizações de Natal e Ano Novo. 

Confira algumas dicas para ter um final de ano mais tranquilo financeiramente e sem débito:

# Não faça novas dívidas
# Corte gastos desnecessários
# Evite usar o cartão de crédito
# Negocie as dívidas

Já para aqueles que estão no azul, o 13º é uma opção de investimento, seja em curto, a médio ou a longo prazo. O salário extra pode ser uma alternativa para tirar do papel uma viagem com a família, dar início a reforma da casa, investir em educação ou até mesmo para aplicar em um fundo de investimento, poupança ou na previdência privada.

O 13º salário é um fôlego para os trabalhadores ao final do ano. Mas para que essa renda extra possa de fato ajudar, é importante que haja o equilíbrio financeiro durante todo o ano. Avalie sua situação financeira, planeje e controle seus gastos. Apenas a educação e consciência financeira vão poder mantê-lo no azul e proporcionar um final de ano tranquilo e sem estresse. 

14/08/2017

Mais Postagem