Acesso Rápido

Blog

Dicas para desenvolver sua inteligência emocional e lidar com conflitos

22/11/2018

A inteligência emocional nada mais é do que a capacidade de se autoconhecer e também de conhecer o próximo através dos sentimentos. E tem-se utilizado cada vez mais a inteligência emocional na esfera profissional para gestão de equipes e produtividade, a partir das competências humanas individuais de cada colaborador.

Veja algumas dicas para desenvolver sua inteligência emocional:

De olho no comportamento

É fundamental que você conheça suas próprias forças, fraquezas, limitações, assim como também é preciso prestar atenção em cada profissional da sua equipe e perceber como cada qual lida com as situações. E saiba aproveitar o melhor de cada um para formar um time alinhado e com múltiplas competências. 

Evite emoções negativas

Controle seus impulsos. Antes de reagir negativamente, encontre o lado positivo da situação e, de forma filtrada, repasse à equipe. 

Encare a realidade

É lógico que existem situações estressantes e que nem tudo são sempre "flores". Por isso, encontre o equilíbrio em cada uma das situações e se for preciso, levante, tome um café, lave seu rosto ou tome um ar fresco. Pensar antes de agir é uma excelente estratégia.

Coloque-se no lugar do outro.

Isso nada tem a ver com “se eu fosse você, faria assim...”. A empatia tem a ver com você se colocar no lugar do outro, sendo o outro. Mas como isso? Imagine que você é aquela pessoa, com sentimentos desta pessoa, com um estilo de vida diferente do seu, que mora sozinho ou não, que é tímido ou não. Se transporte, sofra as influências que aquela pessoa costuma sentir e, então sim, faça suas considerações. 

Gostaria de aprofundar seus estudos sobre o assunto e a desenvolver a inteligência emocional? Fique ligado na agenda de capacitação que a AEMFLO e CDL-SJ oferecem para alavancar sua vida profissional e pessoal. Veja  AQUI, o CURSO IDEAL para você. 

22/11/2018

Mais Postagem