Acesso Rápido

Blog

Como tornar sua empresa mais sustentável?

13/11/2017

Até meados dos anos 2000, o setor industrial foi apontado como um dos principais responsáveis pela poluição do ar e degradação ambiental. No entanto, o conceito de sustentabilidade foi ganhando espaço a partir do século XXI e as empresas têm reconhecido a importância de adotar ações sustentáveis para contribuir com o meio ambiente e com a sociedade.

Adotar práticas sustentáveis em uma empresa implica em mudanças de processos organizacionais e reestruturação de postura de todos os membros da empresa, desde o colaborador até o diretor geral. Para se tornar uma empresa sustentável é preciso investir em ações políticas e econômicas que vão de encontro à preservação ambiental, mas, também, ao crescimento da empresa.

Além de contribuir com aspectos sociais e ambientais, adotar a sustentabilidade em sua empresa ajuda a criar empatia com o público e sair à frente de seus concorrentes. A seguir, listamos algumas dicas para tornar sua empresa mais sustentável. Confira!

Reduza o consumo de energia elétrica

As empresas são as grandes consumidoras de energia elétrica. Para reduzir o consumo de eletricidade em sua empresa opte por instalar lâmpadas de LED com sensores automáticos em ambientes pouco movimentados, por exemplo. Outra opção é pintar as paredes com cores claras para que a luminosidade natural entre mais facilmente, reduzindo, assim, o tempo que as luzes ficam acesas. Além disso, se for executável, opte pela utilização de energia solar.

Incentive os colaboradores a adotarem ações sustentáveis

É importante espalhar a sustentabilidade para todos os colaboradores da empresa para que eles tenham consciência da importância desse conceito. Incentive o uso de transportes alternativos para ir ao trabalho, como bicicletas, transporte público ou caronas. Isso faz com que sua empresa, indiretamente, contribua para a diminuição da poluição do ar.

Invista em documentação eletrônica

A quantidade de papéis gerados por empresas, sejam por documentos, licitações, etc, sempre é muito grande. Reduzir esse número em sua empresa é um passo simples que contribui para a sustentabilidade, uma vez que demanda menos quantidade de árvores para a produção de papéis. Uma solução fácil de ser adotada é digitalizar documentos e armazená-los no ambiente digital, pois além de reduzir o consumo de papel garante a segurança das informações.

Tratamento de resíduos

Quantas notícias nós já vimos de empresas que poluem rios e despejam seus rejeitos em terrenos inapropriados? Inúmeras, não é mesmo? Para diminuir essas estatísticas, a solução pode ser o tratamento adequado dos resíduos gerados por sua empresa. Busque firmar parcerias com empresas de reciclagem e descarte o lixo nos locais corretos, buscando, sempre, o gerenciamento efetivo dos resíduos. Nesse sentido, a AEMFLO e CDL São José promovem projetos com viés sustentáveis, como o Reciclar e Conscientizar. Esse projeto busca chamar a atenção para a gestão correta de resíduos sólidos, com destaque para a destinação correta dos materiais. A próxima edição do projeto será realizada no dia 19 de novembro. Confira mais informações clicando aqui

Viu como é fácil ser mais amiga do meio ambiente e contribuir para uma sociedade melhor? A sustentabilidade engloba outros aspectos e muitas outras medidas podem ser adotadas para cumprir esse conceito à risca. Mas, seguindo as dicas acima, sua empresa já contribui, significativamente, para a redução de impactos ambientais.

Gostou de nosso conteúdo? Nos siga no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossas novidades!

13/11/2017

Mais Postagem