Acesso Rápido

Blog

Como reduzir custos em sua empresa?

10/11/2017

Reduzir custos está, geralmente, entre os objetivos mais desejados de uma empresa. Essa é uma tarefa que exige planejamento e conhecimento estratégico, mas que, se for executada da maneira correta, ajuda a diminuir os gastos da organização, sem prejudicar seu crescimento. 

O primeiro passo para reduzir custos é realizar uma análise exata dos gastos da empresa a fim de mensurar com precisão para onde estão indo as despesas. A necessidade de cada empresa pode variar, mas, a seguir, você confere algumas medidas simples que podem ajudar a reduzir custos de qualquer empresa.

Repense seu regime tributário

Muitos empresários que estão ingressando na área de negócios acabam optando pelo Simples Nacional como regime tributário, sobretudo em pequenas e médias empresas. Por mais que pareça vantajoso, esse regime pode não ser o mais adequado para sua empresa. Para não errar na escolha, procure ajuda profissional para entender qual é o regime tributário mais recomendado para seu negócio e garanta maior economia na hora de pagar impostos.

Digitalize documentos 

Pode não parecer uma despesa significativa, mas o gasto com papéis e impressões frequentes acaba gerando despesas extras que podem facilmente ser cortadas. Adote práticas de digitalização e armazenamento de documentos em sistemas de nuvem, como o Google Drive, pois além de acabar com gastos desnecessários, também preservam a segurança dos documentos.

Invista em softwares de gestão

Utilizar a tecnologia como aliada de sua empresa também é uma maneira eficiente de reduzir custos. Já existem no mercado diversas ferramentas tecnológicas que ajudam a diminuir os gastos de sua empresa. Softwares de gestão, por exemplo, são muito úteis para ter maior controle no fluxo de caixa, automatizar tarefas e processos, controlar o estoque, etc. Todas essas vantagens refletem na redução de custos em médio e longo prazo.

Negocie com fornecedores

Gastos com fornecedores é uma das principais despesas de grande volume que uma empresa possui, representando até 50% dos gastos totais. Negociar com fornecedores, pedindo maior prazo ou novas formas de pagamento, além de firmar parcerias sólidas, pode ser uma opção para diminuir esses custos. Mas não fique preso somente a um fornecedor. Uma dica valiosa é fazer orçamentos com vários fornecedores e estudar os melhores preços do mercado.

Reduzir custos de sua empresa sempre é possível. Mas para que tudo seja feito da melhor maneira possível sempre procure ajuda profissional. Nessas horas, conte com a AEMFLO e CDL São José. Somos parceiros dos empresários da Grande Florianópolis e oferecemos ajuda profissional para ajudar no crescimento de seu negócio. Entre em contato conosco!

10/11/2017

Mais Postagem