Acesso Rápido

Blog

Como obter melhores resultados com sua equipe

18/04/2017

Ser líder é muito mais do que apenas delegar funções e definir estratégias. É preciso motivar e se envolver com a equipe, pois só assim é possível atingir os melhores resultados e o potencial de cada profissional individualmente. O segredo é focar no caminho a ser percorrido, para que a chegada seja a consequência de boas práticas e ações.

Todo líder é influente, devido a posição que ocupa, porém nem todos sabem se comunicar adequadamente para fazer a equipe “caminhar junto” e “lutar pela mesma causa”. Trabalhar sob pressão, gerenciar prazos e pessoas é desafio diário de um líder. Para tanto, é preciso sabedoria para saber equilibrar flexibilidade com exigência e se adaptar conforme as circunstâncias que lhe são impostas.

Existem perfis de liderança adequados para cada momento específico da empresa. Confira a seguir os tipos de líder mais comuns e saiba como cada um deles pode alcançar os melhores resultados da equipe.

Empreendedor
Um líder empreendedor é ideal para quando o negócio precisa de inovação. O empreendedor coloca paixão no que faz, enxergando soluções onde a maioria só vê problemas. Motivação e feedback são essenciais para ele.

Coaching
O coaching é ideal para o momento em que a empresa precisa melhorar processos internos e capacitar colaboradores. Um líder coaching ajuda os funcionários a perceberem seus pontos fracos e fortes, proporcionando desafios e crescimento pessoal e profissional.

Coercivo
Esse perfil é mais adequado para momentos drásticos da empresa, como corte de gastos e pessoal. O líder coercitivo critica sem dar muito feedback, tendo a tendência de criar um clima de medo na equipe. É importante tomar cuidado nesses momentos delicados, pois a equipe é que mais sente os efeitos.

Democrático
Esse perfil de liderança é perfeito para envolver a equipe e fazer todos participarem dos processos da empresa. Costuma ser um ótimo ouvinte e toma suas decisões de forma coletiva, estando sempre aberto ao diálogo.

Apoiador
O apoiador é indicado quando a empresa possui a necessidade de construir um espírito de equipe e aumentar a motivação entre os colaboradores. Esse líder preocupa-se muito com as pessoas, criando um ambiente de trabalho harmonioso.

Pacesetting
Esse tipo de líder exige muito de toda a equipe, pois gosta de tudo muito bem feito em um curto espaço de tempo. É ideal para trabalhos mais pontuais e rápidos, pois a longo prazo pode tornar o clima organizacional pesado e sem alcançar resultados.

Lembre-se: o líder é o espelho de uma empresa/setor e sua equipe é o reflexo direto da sua gestão.

Agora que você conheceu alguns perfis de liderança e como cada um deles pode alcançar os melhores resultados com a sua equipe, aproveite e confira nossa agenda de cursos de capacitação.

18/04/2017

Mais Postagem