Acesso Rápido

Blog

Como o estresse pode afetar o desempenho de um profissional?

22/09/2017

O excesso de trabalho, a rotina exaustiva, a pressão para cumprir prazos e tantos outros fatores do mundo corporativo podem colocar em risco a saúde física e mental do profissional e fazer com que ele desenvolva estresse; condição que tem levado muitos profissionais a sofrer com doenças ocupacionais e se afastarem de seus cargos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 90% da população mundial apresenta algum sintoma de estresse. No Brasil, quase 70% da população sofre desse problema, o que coloca o país como o segundo mais estressado em um ranking de dez países, de acordo com uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-Brasil).

Conheça alguns impactos que o estresse pode causar no desempenho de um profissional.

Queda na produtividade

O cansaço físico e mental é uma das características provocadas pelo estresse no trabalho e logo se nota um dos primeiros sinais negativos no desempenho do profissional: a queda na produtividade. Um colaborador que está esgotado físico e mentalmente não consegue ser produtivo no trabalho, em virtude de todas as complicações que o estresse traz para seu organismo.

Dificuldade para manter o foco

Profissionais que apresentam quadro de estresse geralmente estão sempre irritados, inquietos e tensos. Isso faz com que ele perca a concentração e o foco em realizar o trabalho, o que pode resultar em tarefas mal executadas ou não cumpridas, decisões precipitadas, desatenção no trabalho e, consequentemente, prejuízos para a empresa. 

Depressão

Em casos mais graves, o estresse pode levar o profissional a desenvolver depressão e, com isso, se tornar incapaz de realizar um trabalho de qualidade, já que quem sofre com a doença tende a perder o interesse em realizar atividades cotidianas. A depressão causada pelo estresse é uma das principais causas de afastamento no trabalho. Só em 2016, cerca de 75 mil pessoas foram afastadas de seus cargos por causa da depressão.

É importante garantir a saúde física e mental  para que você, colaborador, esteja sempre apto a realizar um trabalho de qualidade e auxiliar no crescimento da empresa. Investir em programas de saúde e qualidade de vida pode ser uma boa opção para diminuir o estresse no ambiente de trabalho. Práticas como meditação e ginástica laboral, por exemplo, já são adotadas por grandes empresas como Google e Facebook para garantir a saúde física e mental. Aqui, você confere um passo a passo para começar a meditar.

Quer continuar por dentro de nossos conteúdos? Curta a página da AEMFLO e CDL-SJ no Facebook e acompanhe nossas novidades.

22/09/2017

Mais Postagem