Acesso Rápido

Blog

Como melhorar a gestão financeira de sua empresa?

20/12/2017

Segundo dados do Sebrae, mais da metade das pequenas empresas fecham as portas com menos de um ano. Um dos principais motivos responsáveis pelo fechamento é a falta de informação para fazer uma gestão financeira eficiente, já que a pesquisa revela que quase 50% dos empresários não sabem afirmar se têm lucro ou prejuízo.

Ao abrir um negócio, é preciso saber sobre a importância da gestão financeira para a sobrevivência da empresa. Ela é responsável pelo conjunto de ações e procedimentos que irão guiar as atividades financeiras do negócio, sendo capaz de prever com precisão os lucros da empresa, auxiliar no planejamento estratégico e fazer repasse de verbas mais eficiente, por exemplo.

A seguir, você confere como melhorar a gestão financeira de sua empresa.

Tenha um bom planejamento

Um dos erros mais comuns que empresários iniciantes cometem é abrir uma empresa sem ter um planejamento financeiro detalhado e pensado em longo prazo. Ao abrir um negócio, elaborar o planejamento financeiro deve ser um dos passos iniciais, pois através dele será possível guiar sua gestão financeira de maneira muito mais prática e saudável.

O planejamento estratégico deve conter os objetivos e metas da empresa, planos operacionais, quantidade de verbas destinadas a cada setor e outras informações que sejam relevantes para garantir uma gestão financeira eficiente. Uma boa opção é fazer planejamentos mensais e comparar as variações e desempenhos de cada mês, para que você possa otimizar o planejamento e obter melhores resultados.

Separe as finanças pessoais e empresariais

Nos meses iniciais, quando os investimentos, despesas e lucros não estão bem definidos, é comum que alguns empresários acabem utilizando os recursos da empresa para cobrir gastos pessoais e vice-versa. Esse erro deve ser evitado, pois sem o controle preciso do fluxo de caixa, sua empresa pode ter dificuldades para obter uma boa margem de lucro.

Utilize um software de gestão financeira

Adotar um software de gestão financeira é uma ótima alternativa para você garantir um controle mais eficiente do fluxo de caixa, contas a pagar e receber, além de auxiliar na elaboração de relatórios, no faturamento de vendas, dentre outras vantagens. O software permite automatizar muitas tarefas e, somado aos benefícios citados anteriormente, garante maior eficiência no controle da gestão financeira de sua empresa.

Invista em capacitação

Para aprimorar o conhecimento de empresários sobre as melhores práticas de gestão financeira, vale a pena apostar em treinamentos e cursos que irão trazer novos conhecimentos na área. Além disso, manter-se atualizado sobre as novidades da área, novas ferramentas e estratégias de gestão financeira é fundamental para acompanhar as tendências do mercado e trazer resultados para seu negócio.


A AEMFLO e CDL-SJ oferecem cursos de capacitação na área de gestão financeira que vão elevar o nível do seu conhecimento. Acesse nosso site e solicite um orçamento. Estamos prontos para lhe atender.

Não perca nossas novidades. Nos siga no Facebook, Instagram e LinkedIn e fique por dentro de nossos conteúdos. 

20/12/2017

Mais Postagem