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Como funciona um RH: Conheça os processos do setor de Recursos Humanos

23/06/2017

O setor de Recursos Humanos é responsável por recrutar, selecionar, treinar, entre outras atividades, como orientar, administrar e alinhar os colaboradores, para que eles estejam em harmonia com o trabalho, e assim, possam alcançar os objetivos e metas da empresa.

Todas essas atividades em que o setor de Recursos Humanos é responsável, estão inseridas em processos que fazem parte da rotina de um RH.  Cada um desses procedimentos são importantes para o bom funcionamento e sucesso interno de um empresa. Por isso, vamos elencar os processos que compõem o setor de Recursos Humanos:

# Recrutamento

Sempre que uma vaga fica disponível é necessário dar início ao processo seletivo para a contratação de novos profissionais. Neste momento, o time de RH faz a divulgação da vaga e o mapeamento do perfil mais adequado de acordo com a vaga e com o próprio perfil da empresa.

# Seleção

O processo de seleção filtra os candidatos que melhor se ajustam às vagas. Inicia-se pela filtragem do pessoal, preenchimento de formulários, testes, entrevistas, exames e ofertas de emprego para o determinado cargo.

# Admissão

Nesse processo, o setor de Recursos Humanos faz a integração do novo colaborador na empresa, ajusta-o às funções do cargo, recolhe sua documentação e realiza o registro do mesmo de acordo com a legislação e com todos os benefícios e gratificações do cargo.

# Treinamento

O treinamento é um processo de capacitação dos novos funcionários, que visa a aquisição de conhecimentos e habilidades relacionadas ao cargo do colaborador, para que ele aperfeiçoe seu desempenho e aumente a produtividade.

#Desenvolvimento

O desenvolvimento é um processo contínuo de aperfeiçoamento profissional, que visa o crescimento do colaborador, por meio da análise do seu potencial de aprendizagem. O desenvolvimento prepara o colaborador para que ele possa aplicar seus conhecimentos na prevenção e resolução de adversidades.

# Compensação

Dentre outras atribuições da rotina administrativa, faz parte das tarefas executadas por este setor, o controle de frequência dos profissionais da empresa. Além disso, esse processo também gera as folhas de pagamento, com informações e valores e envia ao departamento financeiro para que ele dê sequência ao procedimento de pagamento de salários.

# Desligamento

Aqui cuida-se do desligamento e quitação de contrato de trabalho, que envolve avisos prévios, rescisão do contrato de trabalho, cálculo de valores, e a resolução de todas as questões jurídicas que implica o fim de um contrato.

Se você tem dúvidas sobre como tornar sua equipe de RH mais eficiente, e dessa forma criar uma rotina de trabalho de acordo com a necessidade da sua empresa, acesse o texto já publicado em nosso blog neste link e tire suas dúvidas. 

23/06/2017

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