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Como encontrar o profissional certo para sua empresa

29/06/2017

Encontrar o profissional certo para uma organização é uma das principais tarefas do setor de RH. Captar mão de obra qualificada de acordo com o perfil da empresa é uma verdadeira empreitada. Identificar, selecionar e contratar colaboradores é quase como a extração do ouro. É um processo que se divide em etapas até chegar ao profissional que melhor atende às necessidades da organização.

Com a quantidade de currículos que a procura de um novo colaborador gera, é preciso estabelecer procedimentos para a área filtrar os candidatos que melhor se encaixam na vaga. 

As etapas que compõem esse processo de filtragem são:

# Anúncio da Vaga

É a divulgação da vaga em meios de comunicação tradicionais, como rádio e jornal, redes sociais, aplicativos e pelo próprio site da empresa. Um anúncio atrativo, com a imagem certa, um título chamativo, um layout bem desenhado e que esteja divulgado na plataforma correta, de acordo com o perfil da vaga, tem muito mais chance de captar o candidato. Mas o mais importante ainda é: ter o conteúdo correto e adequado à vaga. 

# Análise de Currículo

São escolhidos os perfis de candidatos com base na análise do histórico escolar, experiência dos empregos anteriores, das habilidades informadas e diferenciais individuais. 

# Teste

Eles podem ser de conhecimento, psicológico ou ambos. Os de conhecimentos buscam avaliar o que de fato o candidato conhece, tendo em vista que este teste será preparado de acordo com a realidade da empresa e da vaga a qual o profissional está concorrendo. Já o teste psicológico identifica as características do comportamento pessoal, social e cognitivo do participante.

# Dinâmicas de grupo

É uma alternativa  bastante usada em empresas de grande porte, onde o número de candidatos é maior, e a concorrência também. Nas dinâmicas, os profissionais do setor de Recursos Humanos simulam casos ou situações específicas, com o intuito de conhecer e compreender as capacidades e habilidades de cada candidato para trabalhos em grupo e também individualmente.

# Entrevista

Dependendo da empresa, essa é a última etapa do processo de seleção. A entrevista é realizada com os candidatos que passaram por todos os processos anteriores e visa aprofundar as informações do currículo e entender os propósitos do profissional.

Encontrar o profissional certo, assim como encontrar ouro em um garimpo, é um trabalho demorado, mas que quando chega ao fim, gera resultados satisfatórios. Porém, o processo não acaba quando o colaborador ideal é encontrado. 

É importante que a empresa realize programas de capacitação e qualificação profissional para que os colaboradores possam se atualizar, obter novos conhecimentos e expandir os objetivos dentro da empresa, pois o funcionário bem instruído e motivado, rende mais e traz resultados. 

29/06/2017

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