Acesso Rápido

Blog

Capacite sua equipe com técnicas de apresentação e oratória

24/02/2017

Algumas pessoas possuem mais facilidade para se apresentar diante de um público. Contudo, existem muitas outras que esbarram diante de bloqueios e dificuldades que podem ser enfrentadas com técnicas de apresentação e oratória. Neste artigo, iremos apresentar algumas dessas técnicas de apresentação e oratória para que você e sua equipe estejam mais preparados e confiantes nas mais diversas situações.

 

Prepare o discurso

Fuja de palavras que revelem insegurança como: "quem sabe", "talvez seja", "aliás", "pode ser", "julgo que", "eu acho", "não sei" e entre outras. A apresentação deve ser clara e transmitir a mensagem de maneira eficaz. O mais importante é adequar seu discurso de acordo com o público. Capte a atenção das pessoas através da sua presença. Evite a leitura de slides ou de anotações. Elas devem ser apenas um apoio para sua apresentação. Parece clichê, mas lembre-se de que “menos é mais”!

 

Estude e domine o assunto

Parece meio óbvio, mas estudar e dominar o assunto é uma das etapas mais importantes de uma apresentação. Após redigir e preparar o discurso, é hora de planejar e selecionar as ideias. Conheça o assunto que você irá apresentar. Quanto mais conhecer e preparar-se, vai se sentir menos inseguro e mais confiante diante da plateia.

 

Treine a fala

Após estudar o assunto e estar preparado, passamos para o momento de treinar a fala. Ela pode ser feita na frente de um espelho para você visualizar seu desempenho. Pronuncie as palavras corretamente, com boa dicção, afinal o público precisa entender claramente o que você estará falando. Porém, não podemos esquecer da entonação das palavras, dando emoção e vida para o que você vai apresentar. Com isso, seu público estará conectado e atento à sua apresentação.

 

Postura e apresentação

Mais do que treinar seu modo de falar, a comunicação não-verbal pode dizer muito mais do que suas palavras. É preciso coerência entre o que é falado e o que demonstramos na fisionomia. Evite colocar as mãos nos bolsos, nas costas, cruzar os braços ou se debruçar sobre a mesa, cadeira ou tribuna. O ideal é deixar os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura, gesticulando com moderação. Prepare o seu visual, escolha uma roupa adequada, de maneira que valorize sua aparência, mas claro, respeitando o ambiente e o momento.

 

Imprevistos podem acontecer!

Por mais que você esteja totalmente preparado para a apresentação, alguns imprevistos sempre podem ocorrer como o PowerPoint não funcionar, o pendrive não abrir, microfone falhar, tropeçar nas palavras… Fique tranquilo! Isso pode acontecer com qualquer pessoa e com certeza não é porque você não fez o seu melhor. Esteja preparado para esses imprevistos e liste algumas saídas caso eles ocorram. Não permita que eles comprometam sua preparação.

 

Essas foram algumas dicas de oratória para você e sua equipe estarem mais preparados diante de uma apresentação. Capacite sua equipe com técnicas de apresentação e oratória com cursos de capacitação da AEMFLO e CDL São José. Confira nossa agenda: https://www.aemflo-cdlsj.org.br/capacitacao/

 

24/02/2017

Mais Postagem