Acesso Rápido

Blog

Artigo: Desafios para desenvolver a economia

26/02/2018

O saldo da balança comercial nos primeiros oito meses de 2017 foi de US$ 56,5 bilhões e as reservas cambiais brasileiras estão em US$ 383 bilhões. A inflação recuou e algumas medidas, como a do teto de gastos governamentais e a aprovação da reforma trabalhista são sinais de que as coisas estão melhorando.

A crise atual não é a primeira nem será a última. É preciso manter a serenidade e planejar o futuro! Todos nós e todas as forças organizadas que compõem um território, têm sempre duas opções fundamentais no processo de escolha. É arrumar desculpa ou conseguir os meios para que as mudanças e transformações ocorram.

Pequenos negócios movimentam o nosso país. E quando a sua empresa ganha, a região também ganha!

A região metropolitana de Florianópolis, um polo econômico relevante para o Estado de Santa Catarina, enfrenta gargalos que precisam ser superados e que por muitos anos se mantem no topo dos problemas como é o caso da falta da infraestrutura.  E o principal desafio é superar a dificuldade em implantar um projeto amplo e integrado para solução da mobilidade urbana e para efetivar obras como a alça de contorno que se arrasta por mais de 8 anos e ainda não possui uma previsão de término.

Nossas empresas enfrentam prejuízos assustadores em decorrência das horas perdidas nas filas no trânsito. Os prejuízos recaem sobre custo da mão de obra, aumenta o gasto com combustível, provoca atraso em entregas, ampliam o risco de sinistro por acidentes e deixam insatisfeitos os turistas, que tanto contribuem para a economia de nossa região.

As lideranças das organizações empresariais e as lideranças políticas da Região Metropolitana precisam pensar além das fronteiras do seu município e criar parcerias intermunicipais. Reavaliar as organizações existentes e transformá-las em polo de atração de todas as forças da região.  Criar parcerias também é necessário para equilibrar e racionalizar custos, para compartilhar despesas e potencializar os resultados.  A sinergia das entidades, autoridades e população da região são fatores imprescindíveis para que os gargalos sejam superados.

Investimentos em infraestrutura, a tecnologia, o aperfeiçoamento profissional, a desburocratização, como as mudanças no comportamento cidadão de todos, são as respostas que o Brasil tanto almeja e precisa colocar em prática para construir capítulos prósperos em sua história.

Nadir Koerich 

Presidente da AEMFLO e CDL São José 

26/02/2018

Mais Postagem