Acesso Rápido

Blog

Amplie seu mercado e conheça as técnicas para licitação

20/04/2017

Existem diversas formas para sua empresa expandir no mercado e aumentar os rendimentos. Uma delas é a participação de licitações. Para participar de licitações, é necessário ter conhecimento sobre os processos e as leis que envolvem todo o procedimento de uma licitação. Confira a seguir informações sobre licitações e como ampliar seu mercado através das mesmas.

O que é licitação?
Licitação é um conjunto de procedimentos administrativos para as compras ou serviços contratados pelos governos Federal, Estadual ou Municipal. Quando existe a necessidade do governo comprar ou contratar serviços, é necessário seguir as regras da lei, elaborando um processo formal onde há competição entre os interessados.

Quem realiza licitações?
As licitações são realizadas por municípios, estados ou pelo governo federal. Atualmente, o país possui 27 governos estaduais, incluindo o Distrito Federal, e 5.565 municípios, juntamente com suas respectivas secretarias, câmaras, unidades e entre outras, totalizando 34.000 potenciais clientes para sua empresa. 

Modalidades de licitação
As modalidades de licitação da Lei 8.666 de 1993 são:

  • Concorrência (presencial)
  • Tomada de preços (presencial)
  • Concurso
  • Convite (eletrônico)
  • Leilão (eletrônico)

Em 2002, a Lei 10.520 adicionou a modalidade Pregão, podendo ser presencial, com a presença física do governo e fornecedores no local indicado ou eletrônico (via internet).

É importante não confundir modalidade com tipo de licitação. Modalidades são as citadas acima, já tipo de licitação são de menor preço, melhor técnica e maior lance ou oferta.

Principais leis
As leis 8.666 de 1993 e 10.520 são as que permitem a elaboração de regulamentos próprios. Sempre que for participar de alguma licitação, é importante conhecer as leis. É dever da sua empresa cumprir com o que o edital exige.

Por que participar de licitações?
O governo precisa de empresas para realizar seus serviços ou fornecer produtos. Qualquer empresa pode participar de uma licitação, desde que esteja com todos os documentos fiscais em dia. Participar de uma licitação pode ampliar seu mercado de atuação e também aumentar os rendimentos. 

Gostou do nosso artigo? Aproveite para conferir outros posts em nosso blog.

20/04/2017

Mais Postagem