Acesso Rápido

Blog

5 passos para se tornar um empreendedor de sucesso

08/11/2017

A vontade de empreender do brasileiro é tanta que o país já ocupa o sexto lugar no ranking de países com mais pessoas querendo abrir o próprio negócio. É o que aponta um levantamento realizado pela Amway Global Entrepreneurship Report. Segundo dados levantados pela pesquisa, 58% dos brasileiros querem empreender, enquanto a média global é de apenas 43%.

Esse número aumenta ainda mais quando se trata da população jovem. Uma pesquisa divulgada em janeiro deste ano pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro mostra que 2 em cada 3 jovens, com faixa etária de 25 a 35 anos, querem abrir o próprio negócio.

Ser um empreendedor, no entanto, não é uma tarefa fácil. É preciso muito preparo, dedicação e planejamento para conseguir se destacar em meio a um mercado competitivo e exigente. Para te ajudar a se tornar um empreendedor de sucesso, listamos algumas dicas que vão te ajudar a chegar lá. Confira!

Trabalhe com o que você gosta

Abrir uma empresa ou um negócio pensando somente no lucro é um erro grave cometido por muitos empreendedores que estão iniciando a carreira. Para seu negócio dar certo, é preciso investir em uma área que você tenha conhecimento e prazer em trabalhar. O grande propósito do empreendedorismo é investir em um negócio que te dê brilho nos olhos e te motive a buscar o melhor todos os dias. Fazendo isso, suas chances de prosperar são muito maiores. 

Estude seu negócio e sua área de atuação

Ao abrir uma empresa, por mais que você tenha conhecimento sobre seu negócio e atue em uma área que tenha familiaridade, as demandas do mercado e dos consumidores estão em constante mudança. Por isso, se atualizar sobre sua área de atuação é essencial para o sucesso de sua empresa. Você pode investir em cursos, palestras ou até mesmo pesquisar na Internet quais são as novidades e mudanças na área em questão.

Tenha um plano de negócios

Elaborar um plano de negócios antes de abrir uma empresa é tarefa primordial se você deseja se tornar um empreendedor de sucesso. É através dele que você terá conhecimento dos custos, resultados esperados e ações a serem tomadas a fim de garantir o crescimento saudável da organização. Nesse sentido, o plano de negócio ajuda a guiar os passos de sua empresa, podendo ser modificado ou até mesmo reestruturado para corrigir erros e melhorar estratégias ao longo do percurso.

Inove

Se você quer se destacar no mercado, a palavra de ordem é inovação. Oferecer mais do mesmo não irá agregar credibilidade ao seu negócio se tem mais empresas prestando o mesmo serviço ou vendendo o mesmo produto da mesma maneira que você. É preciso ir além: busque inovação constante, se diferencie dos concorrentes e desenvolva novas soluções. É a inovação que faz você se destacar no mercado e atrair a atenção dos consumidores. 

Seja persistente

Raramente um empreendimento dá certo logo no início. Ao longo do caminho, é comum que os empreendedores tracem novas estratégias, mudem alguns planos, etc. Isso é normal, pois até você adequar seu negócio às melhores práticas de atuação, muitas mudanças serão necessárias. Por isso, não desista! Seja persistente e acredite em seu potencial. 

 

Com as dicas acima, vai ficar muito mais fácil se tornar um empreendedor de sucesso e conquistar seu espaço no mercado. Se restou alguma dúvida, entre em contato. A AEMFLO e CDL São José são parceiras dos empreendedores da Grande Florianópolis. 

Oferecemos de forma gratuita aos futuros empresários o Balcão do Empreendedor, que funciona da seguinte forma: o atendimento é agendado previamente pelo telefone e, neste primeiro contato, o interessado pode antecipar as suas dúvidas. Após essa etapa, o contador voluntário estuda o problema e vai preparado para auxiliar o empresário no dia da consulta, na sede em Barreiros. Neste ano, mais de 30 empresas da região já foram abertas através do serviço. Conte conosco!

08/11/2017

Mais Postagem