Acesso Rápido

Blog

5 dicas para melhorar a produtividade dos meus funcionários

06/09/2017

Sabemos que os resultados de uma empresa dependem, em grande parte, do trabalho dos colaboradores. E que toda organização preza pela qualidade dos serviços executados pelos funcionários, pelo alto desempenho e pela capacidade de ajudar a empresa crescer.

Mas, de nada adianta cobrar resultados, se sua empresa não coloca em prática alguns aspectos importantes. Separamos 5 dicas para melhorar a produtividade de seus colaboradores. Confira!

1. Dê pausas durante o expediente de trabalho

Se engana quem acha que trabalhar por mais tempo consegue executar mais tarefas e trazer mais resultados. O ritmo intenso de trabalho pode levar à exaustão e resultar em queda no desempenho do trabalhador.

Por isso, oferecer uma pausa de pelo menos quinze minutos durante o expediente pode trazer benefícios à saúde e ao desempenho do funcionário. O descanso ajuda a restabelecer o equilíbrio físico e mental e, assim, melhorar a produtividade ao retomar as atividades. Confira algumas vantagens de fazer pausas no horário de trabalho.

2. Invista em cursos e treinamentos

Uma boa opção para capacitar ainda mais seus funcionários é investir em cursos e treinamentos, pois é uma forma de agregar novos conhecimentos que podem ser úteis na execução do trabalho, além de dar mais confiança ao funcionário.

Outro ponto importante desse tipo de investimento é que o mercado está sempre inovando e criando novas ferramentas de trabalho. Portanto, é interessante que os colaboradores renovem seus conhecimentos. Com novas habilidades e conhecimentos, fica muito mais fácil melhorar a produtividade!

3. Promova a interação saudável entre os funcionários

Funcionários que possuem uma relação amigável com os colegas de trabalho tendem a ser mais produtivos. Uma pesquisa realizada em 2014 pela rede profissional Linkedin em 14 países comprovou que, para 46% dos entrevistados, ter amigos no ambiente de trabalho traz mais felicidade e produtividade.

Portanto, promover a interação entre eles, através de dinâmicas, encontros e bate-papos é uma maneira de criar um ambiente de trabalho amigável e, consequentemente, mais produtivo.

4. Estabeleça metas

Um funcionário que trabalha sem um direcionamento específico pode acabar entrando em conflito com os reais interesses da empresa. Por isso, é importante estabelecer metas e objetivos para que o trabalho do funcionário fique alinhado com os resultados desejados pela empresa.

Quando metas e objetivos estão claros, fica muito mais fácil para o funcionário orientar suas próprias atividades. Isso ajuda a motivá-lo e melhorar sua produtividade.

5. Ofereça atividades que promovem bem-estar

Se alguns períodos de descanso não forem suficiente para restabelecer o bem-estar de seu funcionário, o ideal é oferecer atividades que promovam uma melhora no condicionamento físico e mental.

Um bom exemplo é a meditação. Grandes empresas, como Google e Facebook, já oferecem programas de meditação para seus funcionários. A prática dessa atividade é uma grande aliada para reduzir níveis de estresse, cansaço e sintomas de depressão.


Gostou das nossas dicas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de nossos conteúdos e novidades.

06/09/2017

Mais Postagem