Acesso Rápido

Blog

5 dicas para melhorar a administração de pequenos negócios

15/01/2018

A administração é um ponto-chave para o sucesso de qualquer empreendimento, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, já que é responsável por elaborar as estratégias da empresa, gerenciar as tarefas, fiscalizar as atividades dos demais departamentos e tomar decisões importantes.

Quem abriu um pequeno negócio e está atuando na área há pouco tempo pode não ter pleno conhecimento sobre processos administrativos, mas saiba que melhorar a administração de pequenos negócios sempre é possível e só irá trazer melhorias para sua empresa. Confira as dicas que separamos!

 

1. Faça um Planejamento Prévio

A boa administração de pequenos negócios requer um planejamento prévio, feito em cima de muito estudo, conhecimento de mercado, de público e do próprio negócio. Na hora de realizar o planejamento é importante, sobretudo, estabelecer estratégias para alcançar as metas e objetivos determinados e elaborar um bom plano financeiro. Esse é o primeiro passo para obter sucesso na administração de pequenos negócios!

 

2. Tenha controle do Fluxo de caixa

Ter controle sobre todas as despesas e receitas de sua empresa faz com que você entenda melhor as contas de seu negócio e possa administrá-lo de maneira mais eficaz. Pequenos negócios, geralmente, não dispõem de verbas muito altas no início e, por isso, qualquer descuido no fluxo de caixa pode comprometer a rentabilidade da empresa.

 

3. Fique atento aos empréstimos

Justamente por não dispor de verbas muito altas, é comum que empresários que possuem pequenos negócios recorram a empréstimos. Apesar de ser necessário em algumas ocasiões, fazer empréstimos pode não valer a pena em determinados casos. A dica é sempre ficar atento às taxas de juros e condições de pagamento para não aumentar, ainda mais, a dívida.

 

4. Utilize um software de gerenciamento

A administração de pequenos negócios pode ser muito mais prática e eficiente com a utilização de um software de gerenciamento. Isso porque essa ferramenta é capaz de automatizar diversas tarefas, melhorar o controle sobre o fluxo de caixa, oferecer um panorama geral sobre a situação administrativa da empresa, entre outros benefícios.

 

5. Mantenha-se atualizado

Manter-se atualizado sobre negócios, público e mercado também ajuda a melhorar a administração de pequenas empresas. O importante é acompanhar as mudanças no cenário empresarial e buscar conhecimento constante para que você possa colocar em práticas as melhores estratégias de administração.

Melhorar a administração de pequenos negócios é um passo importante para o crescimento das empresas desse porte. Um empreendimento que não é bem administrado dificilmente irá progredir no mercado e provavelmente fechará as portas em poucos anos. Por isso, fique atento ao setor administrativo de sua empresa!

Para te ajudar, a AEMFLO e CDL-SJ oferecem o curso “Rotinas Financeiras para Micro e Pequenas Empresas”, que será realizado no dia 19 de janeiro. O curso engloba alguns processos que fazem parte da administração de uma empresa e tem como objetivo ajudar os empresários a conhecer, organizar e controlar as finanças da empresa, bem como ajudar a tomar decisões de forma segura. Mais informações podem ser conferidas aqui.

 

15/01/2018

Mais Postagem