Acesso Rápido

Blog

5 dicas para empreendedores iniciantes

06/12/2017

Abrir um negócio próprio pode ser um verdadeiro desafio para quem está se tornando empreendedor. É preciso muito planejamento para que as metas possam se concretizar e para que a empresa consiga uma posição sólida do mercado, garantindo bons resultados e uma boa margem de lucro.

O começo geralmente é a fase mais difícil para os empreendedores iniciantes, pois o negócio ainda não está completamente encaminhado e alguns erros de gestão e planejamento podem acontecer. 

Para ajudar os empreendedores que estão iniciando no ramo, separamos algumas dicas para ajudar seu negócio a prosperar. Confira!

Formalize sua empresa

Pensando em reduzir os custos, alguns empreendedores optam por começar na informalidade para fugir de impostos e outras obrigações tributárias. Mas, a formalização de sua empresa é o passo inicial para que seu negócio possa crescer, já que por meio dela se torna possível emitir nota fiscal, abrir conta para pessoa jurídica, solicitar empréstimos e tantos outros benefícios que só são assegurados para a empresa que possui CNPJ. Falamos mais sobre a importância de formalizar uma empresa neste texto.

Separe as finanças pessoais e empresariais

Diante das dificuldades financeiras iniciais, alguns empreendedores iniciantes acabam misturando os recursos pessoais com o dinheiro do negócio. Isso é um erro grave, pois gera desfalque no caixa da empresa e pode acarretar prejuízos e transtornos tanto para a pessoa física quanto para pessoa jurídica. O ideal é sempre separar a conta pessoal e a conta da empresa e utilizar os lucros do negócio para investimentos na própria empresa.

Ofereça atendimento de qualidade

Quem está começando a empreender pode não saber quais são as melhores estratégias de relacionamento com o cliente. Fato é que oferecer atendimento ao cliente de maneira diferenciada e prezando pela qualidade faz diferença em qualquer tipo de negócio. Para empreendedores iniciantes, essa prática é ainda mais importante, pois ajuda a prospectar novos clientes e expandir seu público. 

Utilize a tecnologia como aliada

Empreendedores iniciantes podem ter dificuldades em lidar com todas as tarefas administrativas e burocráticas de uma empresa. Mas, existem diversos aplicativos e softwares com a finalidade de automatizar e facilitar diversas tarefas. Por isso, investir em tecnologia é uma ótima opção para auxiliar nos processos de seu negócio.

Fique de olho no mercado

A falta de experiência de empreendedores iniciantes pode ser uma barreira para que a empresa cresça de maneira saudável. Fique de olho no mercado! Acompanhar seus concorrentes, as necessidades do público e novas tendências são essenciais para que você tome melhores decisões para ajudar seu negócio a crescer.


A AEMFLO e CDL-SJ são parceiras de empreendedores iniciantes e disponibilizam gratuitamente o Balcão do Empreendedor. Com esse serviço, os empresários podem esclarecer todas as dúvidas referentes a processos de aberturas de empresas. Conte conosco!

06/12/2017

Mais Postagem