Acesso Rápido

Blog

4 habilidades comportamentais de um líder de sucesso

23/07/2018

Todo negócio precisa de um bom líder. Delegar tarefas, tomar decisões, resolver conflitos...as responsabilidades são muitas! E, para ser um líder de sucesso não basta ter apenas conhecimentos técnicos. Algumas características são essenciais para prosperar e avançar na carreira, como por exemplo: habilidade de influenciar pessoas, proatividade e inteligência emocional. 

O líder precisa estar aberto para novas ideias e ter a curiosidade para entender o mercado e buscar inovações. Saber ouvir as pessoas que estão fora do seu círculo também é uma característica importante para sua função. Criatividade e ousadia para encarar a realidade também são fundamentais.

Por isso, para aprimorar sua performance e alcançar resultados excelentes com sua equipe, separamos 4 dicas de comportamento de um líder de sucesso:

 1. Aceite opiniões e ideias

Ouvir as sugestões de sua equipe é uma ótima forma de incentivar a produtividade. Isso tornará seus colaboradores cada vez mais inovadores e criativos, além de transparecer sua tolerância e mente aberta.

2. Saiba o que o grupo espera de você

Será que sua equipe quer apenas que você delegue funções e controle seu desempenho? Já parou para pensar no que mais eles precisam? Capacitação, coaching, integração, feedbacks mais claros, desafios mais inspiradores, reuniões mais frequentes, entender a missão da empresa, te conhecer melhor? Converse com a equipe e descubra do que eles sentem falta!

3. Entenda o perfil de cada colaborador

Diferentes perfis de pessoas levam a diferentes desempenhos em funções e tarefas diversas. Existem 4 perfis básicos: analíticos, empreendedores, expressivos e os integradores, cada um deles são motivados e agem de forma diferente. Entender o perfil de cada colaborador e agir conforme suas particularidades são atitudes cruciais para o sucesso do time.

4. Seja o exemplo

Se você exige pontualidade, seja o primeiro a chegar. Se acredita que falta conhecimento técnico no grupo, capacite-se você também nessa área. É claro que você não pode dominar todos os assuntos, pois é para isso que existe uma equipe multidisciplinar e a delegação de tarefas. Mas é preciso dar o exemplo. Nada pior que um líder que não inspira a confiança de seus liderados.

Para lhe ajudar a colocar essas dicas em prática e desenvolver seu espírito de liderança, a AEMFLO e CDL São José oferecem no dia 31 de julho o Curso: Líder Coaching - Liderança de Impacto.  Aproveite e garanta sua vaga, AQUI

23/07/2018

Mais Postagem