Acesso Rápido

Notícias

Vendas apresentam queda, mas mostram sinais de recuperação

19/10/2016

A crise econômica que afetou o Brasil nos últimos anos ainda está impactando nas vendas do comércio. Por outro lado, os lojistas já conseguem enxergar alguns sinais de recuperação na economia, que vem acontecendo nos últimos meses.

 

As vendas para o Dia das Crianças deste ano tiveram uma queda de 9,02%, segundo dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). No entanto, a queda é menos intensa do que outras verificadas este ano no comércio, como no Dia das Mães (-16,40%) e Dia dos Namorados (-15,23%).

 

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na última terça-feira (18/10) que as vendas, em agosto, recuaram 0,6% em relação ao mês anterior. Os setores de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,8%) e móveis e eletrodomésticos (-2,1%) tiveram as quedas mais acentuadas. Em contrapartida, houve um avanço de 0,8% no setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Setor abrangente no varejo brasileiro, vestuário e calçados manteve estabilidade entre julho e agosto.

 

A diretora de Feiras e Eventos do Comércio da CDL São José e proprietária da Pieri Sport, Cíntia Pieri, vive o dia a dia do comércio e tem expectativas de que a economia vai melhorar. “Eu acredito que as vendas estão mostrando um sinal de recuperação sim. Com as mudanças que o Brasil viveu nos últimos meses, o consumidor está recuperando o seu poder de compra. Claro que ainda há muito que melhorar, mas já é um começo”, revela.

19/10/2016

Mais notícias