Acesso Rápido

Notícias

Photonita desenvolve sistemas para medição, inspeção e controle de qualidade

19/12/2016

Com a tecnologia óptica, a Photonita desenvolve, produz e comercializa instrumentos de medição, inspeção e controle de qualidade para a indústria automotiva e de óleo e gás. A empresa de Florianópolis tem diversos instrumentos em seu portfólio, como o Lepus, um sistema óptico para identificação balística; o Scanner 3D para medição e digitalização de peças; fontes de luz por LED para aplicações técnicas na indústria e em laboratórios e endoscópios industriais para visualização de detalhes em espaços confinados de difícil acesso.

 

O sócio Carlos Pezzotta afirma que os principais diferenciais da empresa são o atendimento e a agilidade. Segundo ele, a atuação da Photonita no mercado é ampla, tendo as principais montadoras de carros como clientes, mas a equipe é pequena, de apenas seis pessoas, mas muito atenciosa. “Os próprios sócios prestam o suporte técnico”, revela. Pezzota conta que é raro as empresas encontrarem no Brasil equipamentos como os produzidos pela Photonita e que, normalmente, recorrem a outros países para obtê-los. “Nesse caso, se a empresa precisa de um suporte técnico, por exemplo, levará semanas ou até meses para ser atendida e com a gente é questão de horas”, relata.

 

Pezzota explica o quanto as soluções da Photonita impactam nas empresas. “Produzimos equipamentos sob medida para todo o Brasil, inclusive de grande aporte. Muitas vezes os clientes chegam até nós exaustivos, com problemas complexos e as nossas soluções atendem as necessidades deles”, completa.

 

A empresa foi criada por professores e alunos de engenharia no laboratório de metrologia e automatização da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em 2002. Eles desenvolveram uma tecnologia de medição óptica e a transformaram em produto. De lá para cá, a empresa passou por mudanças, cresceu e conquistou seu espaço no mercado. Dos fundadores, Armando Albertazzi e Cesar Kanda continuam à frente da empresa, Pezzotta entrou depois. No ano que vem, a Photonita vai investir na área médica, produzindo instrumentos que ajudem no dia a dia dos profissionais desta área.

 

*Metodologia para escolha do Perfil Empresarial: Todas as empresas, associadas adimplentes no último ano, participaram de sorteio que define o cronograma anual e que consiste em contar a sua história aos associados, de acordo com os critérios de divulgação das matérias da Newsletter semanal. A definição do critério considerou a amostragem aleatória simples, condição em que todos os associados adimplentes tiveram a mesma chance de serem selecionados.

 

Veja alguns equipamentos desenvolvidos pela empresa:

19/12/2016

Mais notícias