Acesso Rápido

Notícias

Outubro Rosa: um alerta para a prevenção do câncer de mama

26/10/2016

Um movimento que iniciou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. O Outubro Rosa busca a conscientização para a prevenção do câncer de mama. A doença é a mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Depois do câncer de pele, corresponde por 25% de novos casos a cada ano.

 

O Inca (Instituto Nacional do Câncer) espera 57.960 novos casos de câncer de mama até o fim deste ano no Brasil. A idade é um importante fator de risco para a doença, pois cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Por isso, para as mulheres entre 50 e 69 anos, o Ministério da saúde indica que a mamografia seja realizada a cada dois anos. Esse exame é um alerta, que pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam consideravelmente.

 

A diretora de Projeto Gestão de Pessoas da AEMFLO, Kátia Cilene Tavares, descobriu que tinha o câncer de mama em 2014. “Eram sete centímetros de tumor, em estágio já avançado. Os médicos falaram que eu precisava fazer quimioterapia antes de fazer a cirurgia, pois o tumor era muito grande e agressivo. Fiz seis sessões de quimioterapia antes da cirurgia. Os médicos haviam me alertado que eu teria de retirar toda a mama, mas graças a Deus não precisou e fiz a cirurgia quadrante, que é a retirada apenas da parte comprometida. Depois da cirurgia, fiz ainda mais seis sessões de quimioterapia e 30 radioterapias. O apoio da minha família e a fé em Deus foram fundamentais para que eu encarasse a doença”, conta.

 

Kátia reforça a relevância da mamografia. “É muito importante! É um alerta para a doença e a oportunidade de começar o tratamento no início da doença, aumentando as chances de cura. As mulheres precisam se cuidar, fazer também o exame de toque em casa. Quanto mais prevenidas forem, melhor”, completa.

 

Empresárias contam suas histórias no Nume CoMvida

 

Buscando conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer de mama, o Nume (Núcleo da Mulher Empresária), da AEMFLO e CDL São José, trouxe a história de Kátia para o Nume CoMvida – Painel Superação e Sucesso. O evento foi realizado na última quarta-feira (19/10), na sede da AEMFLO e CDL São José, em Barreiros e reuniu mais de 50 pessoas. Como forma de apoio ao Outubro Rosa, o Nume doou 64 lenços de cabeça e dois chumaços de cabelo para a confecção de perucas à Avoc (Associação de Voluntários do Cepon).

 

No painel, Kátia contou sobre a superação do câncer de mama e também abordou sua trajetória à frente da Marka Assessoria Contábil. O painel foi mediado pela coordenadora do núcleo, Juliana Simon e também trouxe os cases empresariais de Ana Muller Azevedo, da Revisacar Soluções Automotivas e Naira Lúcia Silva, do Grupo Renatec.

 

Juliana afirma que o evento proporcionou uma noite memorável, onde as mulheres ali presentes puderam conhecer, em ricos detalhes, as belíssimas histórias de superação e sucesso de três nucleadas. “O evento foi maravilhoso, desde o lançamento do nosso vídeo institucional, o painel, a entrega do kit boas vindas, os coffees temáticos e as doações. Mais uma vez, me sinto honrada em poder estar cumprindo o meu papel de coordenadora geral junto a este grupo maravilhoso. Os feedbacks recebidos nos agregaram muita alegria e dão a certeza de que estamos no caminho certo. Neste momento, prestes a finalizar minha gestão, felicidade e gratidão me definem", relata.

 

Com informações do Portal Brasil

 

Confira as fotos do evento:

26/10/2016

Mais notícias