Acesso Rápido

Notícias

Novas regras para o uso do cartão de crédito prometem beneficiar as empresas em 2017

10/01/2017

As novas regras do governo para o uso do cartão de crédito, anunciadas no fim do ano passado, prometem trazer muitas vantagens para empresários e consumidores em 2017.

 

A partir de agora, os empresários poderão cobrar preços diferenciados de acordo com a forma de pagamento dos clientes. Com essa medida provisória, é possível dar um desconto ao consumidor que optar pagar à vista em dinheiro, ao invés do cartão de crédito, por exemplo.

 

O governo ainda anunciou outra regra que vai proporcionar redução de custos para os empresários. Atualmente, é preciso alugar diferentes máquinas de pagamento para as diversas bandeiras de cartão de crédito. Em breve, as máquinas devem ser compatíveis com todas as bandeiras. O prazo para implementação desta medida é 24 de março.

 

Além disso, o governo quer reduzir os juros do cartão de crédito ainda no 1º trimestre. Em outubro, os juros do cartão ultrapassavam 475% ao ano e a expectativa é que a taxa de juros do chamado rotativo, quando a pessoa não paga o total da fatura, caia pela metade. Pela medida do governo, as instituições financeiras podem oferecer um prazo máximo de 30 dias para o pagamento rotativo do cartão de crédito. Após o prazo, a operação transforma-se em crédito parcelado, com taxas de juros um pouco mais baixas.

 

O diretor de Comércio e Serviços da CDL São José, Roberto Carmes, avalia as novas regras de forma positiva. Para ele, as medidas vão trazer uma considerável redução de custos para os empresários e aumentará o nível de competitividade das empresas. “Com a possibilidade de diferenciar os preços de acordo com a forma de pagamento, a empresa poderá se diferenciar no mercado e fidelizar clientes”, relata. Carmes afirma ainda que a redução dos juros impactará significativamente na retomada do consumo, já que os consumidores estarão menos endividados.

 

Com informações do Portal Planalto

10/01/2017

Mais notícias