Acesso Rápido

Notícias

Fluxo de caixa: essencial para a gestão financeira da empresa

13/09/2016

O fluxo de caixa é a vida financeira de uma empresa. Esta é a definição do contador Norton Silva. “Não só das empresas, mas também do governo, das famílias e da vida de qualquer pessoa. Se não tivermos controle do nosso dinheiro e planejamento, as chances de ter problemas financeiros no futuro é gigantesca”, afirma.

 

Com um mercado cada vez mais competitivo, aumenta a responsabilidade das empresas por uma gestão financeira de qualidade e ferramentas para nortear o negócio, como o fluxo de caixa. Para Silva, as empresas que não controlam o fluxo de caixa, vão se afundar nas dívidas. “Uma situação que acontece sempre na vida das pessoas: se falta dinheiro para comprar alguma coisa, pega emprestado do cheque especial. Se não tem cheque especial, gasta no cartão de crédito. Se não tiver limite no cartão, opta por um empréstimo e, com juros e tudo mais, as dívidas aparecem. Assim é com as empresas”, revela, garantindo que o fluxo de caixa gera informações sobre a empresa que podem auxiliar na tomada de decisões em busca de manutenção e crescimento.

 

O contador reforça que para ter uma gestão financeira eficiente na empresa é preciso organização e planejamento. “As receitas não temos como prever, mas as despesas são possíveis de controlar. Existem algumas despesas que podemos cortar e outras reduzir, como a conta de luz, por exemplo. Basta administrar”, conta.

 

 

Jovens do Projeto Pescar estão estudando o assunto

 

Silva está trabalhando, voluntariamente, com os jovens do Projeto Pescar, unidade AEMFLO e CDL São José. Nas aulas, ele traz a realidade das empresas de cada segmento no ambiente de trabalho, falando sobre fluxo de caixa. O contador ministra aulas no Pescar desde a primeira turma, que começou em 2011.

 

“É apaixonante realizar este trabalho no Projeto Pescar. Um conhecimento que eu adquiro diariamente e transmito a outros jovens, para ajudá-los a começar a vida. Quando fico sabendo que um deles conseguiu um emprego fico muito feliz. Pretendo continuar com este trabalho sempre, pois é gratificante pra mim. Toda quarta-feira me desligo da minha empresa e vou dar aulas”, afirma.

 

 

13/09/2016

Mais notícias