Acesso Rápido

Notícias

Fique por dentro das últimas ações dos núcleos empresariais

26/08/2016

Os núcleos empresariais da AEMFLO e CDL São José estão repletos de novidades! Nas últimas semanas, participaram de eventos, palestras e reuniões para promover a integração e adquirir cada vez mais conhecimento. Confira:

 

Palestra do JEM abordou o planejamento tributário

 

Os integrantes do JEM (Núcleo de Jovens Empreendedores) participaram da palestra “Planejamento tributário: pague menos, dentro da lei”, ministrada pelo contador e coordenador do Nucont (Núcleo de Contadores de Gestão Empresarial), Luiz Carlos Andrade Júnior. O evento ocorreu no dia 10 de agosto, na sede da AEMFLO e CDL São José, em Barreiros.

De acordo o IBPT (Instituo Brasileiro de Planejamento e Tributação), os empresários do país destinam 33% do faturamento do seu negócio ao pagamento de tributos. Andrade Júnior mostrou aos jovens os benefícios do planejamento tributário na gestão financeira das empresas.

O coordenador do JEM, Filipy Duarte, afirma que o assunto é de extrema importância, pois impacta nos custos das empresas. “A palavra de ordem, segundo o palestrante, é planejamento. Precisamos programar as compras, vendas e estar em dia com as notas fiscais. O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, o que pagamos de imposto é absurdo, mas com planejamento conseguimos reduzir custos”, relata. Duarte completa que a palestra foi excelente e foi uma ótima oportunidade para integrar os núcleos empresariais.

 

Integrantes do NED participam de palestras

 

Em busca de novos conhecimentos, os integrantes do NED (Núcleo de Educação e Gestão Escolar) participaram de duas palestras no dia 15 de agosto, na sede da AEMFLO e CDL São José, em Barreiros. A doutora em educação, Izabel Cristina Feijó de Andrade, abordou o tema “Inclusão escolar: saberes e fazeres das escolas particulares”. Já a líder do Google Business Group Women Florianópolis, Adair Christina, trouxe a palestra “Como aumentar visibilidade, receita e reduzir custos com as soluções Google”.

Izabel conta que apresentou algumas questões legais sobre inclusão, que os diretores precisam saber. “Destaquei alguns pontos como a recusa de matrículas, parceria com a associação catarinense de educação especial, formação dos professores, parceria com as famílias, reforcei que as escolas precisam registrar todas as ações, entre outros aspectos”, revela. Ela foi uma das expectadoras da segunda palestra e revela a importância de abordar o tema. “A palestrante mostrou algumas ferramentas que podemos utilizar para melhorar os processos administrativos. Foi muito interessante, o pessoal esclareceu as dúvidas e foi bem participativo”, relata.

 

A integrante do NED, Érica Aparecida Rodrigues Macedo, afirma que os conhecimentos adquiridos vão agregar bastante no dia a dia do Colégio Gardner. “É muito importante essa troca de ideias que o evento proporcionou, profissionais da mesma área mostrando um ponto de vista diferente de um mesmo assunto. A palestra da Izabel vai nos ajudar em como conduzir o processo de inclusão. Já a palestra da Adair mostrou diversas melhorias na parte administrativa que podemos conseguir com a ferramenta do Google, que vamos implantar na escola no ano que vem”, destaca.

 

Nume marca presença no Empreende Mulher Catarinense 2016

 

Para comemorar o Dia Estadual da Mulher Empresária, as integrantes do Nume (Núcleo da Mulher Empresária) participaram do Empreende Mulher Catarinense 2016, no dia 15 de agosto, na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis. O evento trouxe cases de mulheres que se destacam no seu negócio, em um dia repleto de conhecimento.

As mulheres do Nume conferiram o painel “Liderando e empoderando mulheres”, com as presidentes das associações comerciais do Rio Grande do Sul e Pernambuco, Simone Leite e Jussara Barbosa, respectivamente. Em seguida, conheceram cases de empresárias que atuam em atividades predominadas em sua maioria por homens. As empreendedoras catarinenses Sonia Hess e Fernanda Bornhausen Sá mostraram os projetos do Grupo Mulheres do Brasil, na qual atuam como voluntárias. O evento encerrou com a palestra de Angela Hirata, que contou o case Havaianas e sua trajetória de sucesso, tornando os chinelos conhecidos mundialmente.

A coordenadora do Nume, Juliana Simon, afirma que o evento proporcionou um dia repleto de conhecimento, network e celebração. “O Nume compareceu com um número expressivo de integrantes. É maravilhoso vê-las participando e buscando ativamente o desenvolvimento pessoal e empresarial”, revela.

 

Rota Automotiva avalia temas para as próximas capacitações

 

Os integrantes da Rota Automotiva se reuniram para discutir temas e datas para as próximas capacitações do núcleo e também avaliaram a proposta da empresa Radiex, para compras conjuntas de equipamentos. O encontro foi realizado no dia 15 de agosto, na oficina Guimarães Auto Center, no bairro Floresta, em São José.

O coordenador da Rota, Júlio César Guimarães, destaca que a reunião foi muito produtiva. “Alinhamos os últimos detalhes para a IVG (Inspeção Veicular Gratuita) e discutimos amplamente os temas para os nossos próximos cursos, que vão acontecer entre setembro, outubro e novembro. O encontro proporcionou uma ótima troca de experiência, como sempre”, afirma.

 

Os integrantes da Rota bateram o martelo nos seguintes temas:

 

- Transmissão automatizada Easytronic, Imotion, Dualógic e Easy’R, equipando as marcas Fiat, GM, VW e Renault, que já tem data para acontecer, no dia 1º de setembro

 

- Treinamento com a equipe da Bosch sobre injeção direta, no dia 14 de setembro

 

- Novas tecnologias: veículos elétricos e híbridos. O curso será realizado no dia 29 de setembro

 

- Transmissão automática - módulo básico, com data a definir

 

- Injeção eletrônica de veículos flex, também com data a definir. 

26/08/2016

Mais notícias