Acesso Rápido

Notícias

Empresários e consumidores estão recuperando a confiança na economia

16/08/2016

Após passar por um momento conturbado na política e na economia no começo do ano, o Brasil está se recuperando aos poucos. Essa é a visão do gestor de fundos de investimentos, de multimercados e administrador de carteiras, Rafael Costa da Silva. “Vivemos uma sequência de resultados negativos e de baixa na confiança dos empresários e consumidores, mas as forças políticas estão se recompondo. O governo Temer vem aprovando medidas no congresso A retomada da confiança está sendo rápida, mas só refletirá nos indicadores da economia daqui alguns meses”, afirma.

 

Para Silva, o impeachment traz a sensação de incerteza, que reflete em inúmeros prejuízos. “Os consumidores seguram as compras, os empresários deixam de contratar e os investimentos despencam. A realidade, por mais dura que seja, é sempre melhor. Foi a incerteza que agravou a crise no Brasil no início do ano, somada aos problemas que já existiam, como a falta de infraestrutura, alta carga tributária e legislação burocrática”, explica. O administrador relata que o país precisa de um governo que tenha articulação política, para recuperar a confiança, aumentar os investimentos, o consumo, os empregos, entre outros fatores. “Outro fator bem importante é reduzir a inflação, que está 9% ao ano”, revela.

 

O gestor afirma que para administrar um negócio em meio à crise, é preciso planejamento. “Por mais incertezas que a economia e a política possam transparecer, planeje-se. Os excessos, tanto de otimismo quanto de pessimismo também trazem riscos às empresas. O pessimismo, por exemplo, pode fazer com que um negócio perca a oportunidade de um investimento que poderia dar certo e perca o seu espaço no mercado. Isso, aliás, é reflexo da falta de planejamento”, reforça.

 

Assunto será tema de palestra

 

Silva fará uma análise do cenário econômico para obtenção de resultados no próximo Encontro Empresarial, que será realizado no dia 25 de agosto, a partir das 19h30, na sede da AEMFLO e CDL São José, em Barreiros. O evento será gratuito. Após a palestra, será servido um coquetel.

 

O gestor vai apresentar a evolução dos principais indicadores da economia brasileira e mundial, avaliar os fatores que estão definindo os resultados atuais das empresas e suas perspectivas e mostrar alternativas de investimento de acordo com o perfil e objetivos para as finanças pessoais.

 

O administrador de carteiras conta que os empresários são o termômetro da economia, pois são eles que lidam com a inadimplência, os fornecedores e os consumidores no dia a dia. "Os empresários estão mais próximos da economia real. Mas existem tendências da economia brasileira e mundial. O Encontro Empresarial proporcionará uma excelente troca de informações”, conclui.

 

Interessados em participar podem se inscrever aqui. Mais informações pelo telefone 4009-5518 ou e-mail suporteeventos@aemflo-cdlsj.org.br.

 

 

16/08/2016

Mais notícias