Acesso Rápido

Notícias

Dia dos Pais: comércio prepara presentes e ambientes especiais para a data

08/08/2016

O próximo domingo (14/08) será o dia de potencializar o carinho ao exemplo e espelho para a vida de muita gente: o pai. E as empresas também farão parte deste momento, oferecendo experiências para fazer deste dia ainda mais especial. Seja com um presente, ou um momento.

 

Para atender a demanda, o comércio já está preparado. No sábado (13/08), as lojas ficarão abertas até às 18h, segundo o Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista) da Região Metropolitana de Florianópolis, para que os filhos tenham tempo de sobra para garantir os presentes dos pais.

 

Na Estoril, do Estreito, a loja está cheia de novidades em moda masculina. Segundo a gerente, Madalena de Ávila, os estoques foram ampliados e a vitrine está caprichada, com peças para todos os estilos. “Para nenhum pai ficar sem presente, temos opções para todos os bolsos, da nova coleção até as peças de bazar. Sempre temos alguma promoção”, diz ela.

 

O comércio eletrônico também está apostando forte nas promoções. Na River Celulares, o proprietário Fernando Campanucci afirma que os descontos estão imperdíveis. “Preparamos vários combos. Os iPhones estarão com um preço especial para quem levar uma capa mais a película”, revela. O empresário conta que, para a data, ampliou o estoque e contratou mais uma pessoa para fortalecer o atendimento.

 

Para os filhos que querem tirar os pais de casa e proporcionar um momento saboroso, os restaurantes são uma boa pedida. A Cantina Zabot oferecerá seu tradicional cardápio, com porções de camarão, carne, frango, peixes e outras opções, com guarnições especiais.  “O Dia dos Pais é a terceira melhor data para os restaurantes, só fica atrás do Dia das Mães e Dia dos Namorados. Aqui na Cantina, a surpresa ficará por conta de um presente: um saboroso vinho”, garante o proprietário Amauri Ribeiro Zabot.

 

Atendimento será prioridade para o consumidor

 

Em São José e região, os consumidores estarão bem exigentes com o atendimento na hora de comprar os presentes para o Dia dos Pais. É o que revela a pesquisa de intenção de compras da FCDL-SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina) e Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina). O atendimento, inclusive, será fator determinante para fechar negócio, segundo 41% dos consumidores de São José e região, à frente até do preço (28%) e promoção (13%).

 

A consultora Desirée de Souza Freccia explica que o atendimento tem cinco passos: abertura, sondagem, oferta, adicionais e fechamento. “Quem se sair bem nesses quesitos, proporcionará uma boa experiência para o cliente. Se a experiência for positiva, ele vai ter vontade de voltar sempre na loja”, destaca e ressalta que um bom atendimento tem a ver com cumprimentar as pessoas, acolher, apresentar a loja. “Não podemos ser invasivos com os clientes e temos que mostrar adicionais que despertem o interesse deles”, relata.

 

Desirée enaltece outro ponto positivo da experiência ao cliente. “Vamos precisar do cliente em outro momento, quando tivermos novos produtos, por exemplo. Se o atendimento tiver sido excelente, teremos a liberdade de entrar em contato para apresentar as novidades. Um bom atendimento fortalece o vínculo e aumenta as chances de fidelização”, diz ela, refletindo que o atendimento, apesar de ser um princípio básico do comércio, é um diferencial competitivo nos dias de hoje.

 

Dicas da Desirée para o comércio:

 

- Aposte e capriche nos kits e combos, eles são tendência;

 

- Invista nas vitrines, decorando de maneira que dê vontade de entrar na loja. Ouse, mas não peque pelos excessos;

 

- Prepare a equipe, deixe-a sintonizada com a data; e

 

- Dedique-se ao atendimento e proporcione uma experiência positiva ao cliente, para que ele tenha vontade de voltar na loja.

 

Perfil do consumidor

 

A pesquisa da FCDL-SC e da Fecomércio-SC mostra que os moradores de São José e região pretendem gastar, em média, R$ 142,08 com presentes neste Dia dos Pais, abaixo da média estadual que é de R$ 150,69, indicando que os consumidores estarão mais cautelosos. A maior parte das compras será feita à vista e a principal forma de pagamento será o dinheiro (60,3%), seguido pelo parcelamento no cartão de crédito (15%).

 

O destino mais procurado pelos consumidores será o comércio de rua (62,5%), os shoppings têm a preferência de 23,8% dos moradores de São José e região. As roupas (50,8%), os perfumes e cosméticos (11,1%) e os calçados (9,8%) serão os presentes mais requisitados neste Dia dos Pais. Para o diretor de Comércio e Serviço da CDL de São José, Roberto Carmes, a data é importante para girar a economia, o estoque e reforçar a marca. “Com criatividade, as empresas podem fazer importante diferença no Dia dos Pais, proporcionando experiências positivas e um diferencial competitivo e especial. Saem na frente aquelas que estão trabalhando para fisgar corações”, finaliza.  

 

08/08/2016

Mais notícias