Região Metropolitana
Vereadores aprovam proposta de reajuste do IPTU em Florianópolis
(18 - 12 - 13)

Os vereadores de Florianópolis aprovaram o projeto de lei que reformula e aumenta os valores de pagamento de IPTU em diversos bairros da Capital. A votação ocorreu no dia 12 de dezembro, no plenário da Câmara Municipal, com 15 votos a favor, três contra e duas abstenções. De acordo com informações do Comdes (Conselho Metropolitano para Desenvolvimento da Grande Florianópolis), o aumento pode chegar em até 250% e provocará alta do custo de vida e da inflação em Florianópolis.


A prefeitura da Capital alega que a atualização se deve à defasagem, datada de 1997, da atual Planta Genérica de Valores, base de cálculo utilizada para definir o valor dos imóveis e o IPTU.

Alguns moradores e comerciantes da cidade não aprovaram o aumento do IPTU. “Isso é reflexo dos governantes que elegemos. Ninguém quer pagar mais pela infraestrutura que Florianópolis oferece. Chega às 16h e o trânsito não anda mais”, diz Kléber Pereira, proprietário da Agropecuária Beira Mar.

O ITBI, imposto pago apenas quando há transferência de um imóvel para outra pessoa, também esteve em discussão e aumentou de 0,5% para 3%.

Em São José

A correção do IPTU 2014 será de 5,84%, que corresponde à inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), no período de novembro de 2012 a outubro de 2013. Os percentuais de descontos foram mantidos. O contribuinte que pagar à vista ou em duas parcelas terá 30% de desconto.

Confira os votos de cada vereador na Capital:

Votaram SIM:

1. César Faria – PSD
2. Dalmo Meneses – PP
3. Guilherme Pereira – PSD
4. Badeko – PSD
5. Vanderlei Farias – PDT
6. Coronel Paixão – PDT
7. Célio João – PMDB
8. Dinho - PMDB
9. Roberto Katumi – PSDB
10. Celso Sandrini – PMDB
11. Guilherme Botelho – PSDB
12. Alderico Furlan – PSC
13. Marcelo da Intendência – PDT
14. Bispo Jerônimo Alves – PRB
15. Erádio Gonçalves – PSD

Votaram NÃO:

1. Afrânio Boppre – PSol
2. Tiago Silva – PDT
3. Prof. Matheus – PCdoB

Abstiveram-se:

1. Pedrão – Pedro Assis Sobrinho –  PP
2. Prof. Lino Peres – PT

Não estavam na sessão:

1. Deglaber Goulart – PMDB
2. Edmilson Pereira – PSB
3. Edinho Lemos – PSDB



Voltar





Deixe um comentário    

Informe as palavras abaixo


  Trocar imagem