Acesso Rápido

Notícias

7 dicas para quem deseja abrir a franquia ideal

11/10/2016

O setor de franquias vem conquistando cada vez mais seu espaço. Prova disso é que o mercado cresceu 7,9% no primeiro semestre deste ano e deve fechar 2016 com o faturamento em torno de R$ 150 bilhões. Os dados são da ABF (Associação Brasileira de Franchising), afirmando que 143.866 novas franquias entraram no mercado no período.

 

A expansão ocorre, principalmente, nos segmentos de alimentação, vestuário, esporte, saúde, beleza e lazer. Este cenário otimista reforça que as franquias são opções menos arriscadas para investir no mercado atualmente. Entretanto, administrar uma empresa neste setor pode ser tão ou mais desafiador, pois já existem parâmetros e metas a serem batidas.

 

Para ajudar os futuros empreendedores investir neste setor, a ABF revela 7 dicas para quem deseja abrir a franquia ideal:

 

1 - Tenha conhecimento e afinidade com o segmento na qual pretende atuar. Pesquise sobre o sistema da franquia, suas vantagens e desvantagens e as regras que deverá cumprir. No site da ABF é possível também pesquisar as opções disponíveis de acordo com o investimento inicial exigido pelos franqueadores;

 

2 – Antes de investir, faça uma reserva. Além das exigências contratuais, tenha uma poupança para assegurar a saúde do negócio, de pelo menos 50% do capital investido;

 

3 – Avalie o ponto comercial. A má localização é um dos principais fatores para que o negócio não ande para frente;

 

4 – Analise o contrato. Nele estarão estabelecidas as regras e deveres que o franqueado e franqueador devem seguir;

 

5 – Observe as redes famosas. As redes mais consolidadas já passaram pela fase de ajustes básicos e possuem um nível de maturidade maior;

 

6 – Cuidado com as modas. A associação alerta para o que os especialistas definem como barreira de entrada baixa, onde a demanda fica maior que a oferta de maneira muito rápida;

 

7 – Considere tendências regionais. Para ter um bom espaço no mercado, o empreendedor deve estudar bem a região onde pretende atuar e suas características.

 

JEM promove bate-papo com franqueado da Chilli Beans

 

A Chilli Beans é uma das franquias de maior sucesso no Estado. E para conhecer um pouco mais sobre esta grande empresa, os integrantes do JEM (Núcleo de Jovens Empreendedores), da AEMFLO e CDL São José, participaram de um bate-papo com o empresário Fernando Martins, franqueado máster da Chilli Beans em Santa Catarina. O evento ocorreu na última quarta-feira (05/10), na sede das entidades, em Barreiros e teve a presença de mais de 40 pessoas.

 

Franqueado máster da Chilli Beans em Santa Catarina, Fernando Martins contou sua trajetória aos jovens

 

O integrante do JEM, Bruno Santiago, participou do bate-papo e afirma que, para ele, foi incentivador. “O Fernando já teve outros tipos de negócios e mostrou para nós as vantagens de se ter uma franquia. Muita gente acha que é preciso investir uma quantia elevada para adquirir uma franquia, mas vimos que é possível sim! O Fernando, no caso, vendeu seu carro e apartamento, arriscou e deu certo! Foi muito interessante conhecer essa grande história”, conta.

 

Bate-papo promovido pelo JEM reuniu mais de 40 pessoas

 

11/10/2016

Mais notícias